top of page

Escolhendo o modelo de sua bicicleta


Escolhendo o modelo de sua bicicleta

Ao escolher uma bicicleta devemos nos fazer três perguntas.

1° Objetivo de sua pedalada?

2° Que terreno deseja pedalar?

e 3° Com qual freqüência?

Ambiente correto :

Bicicleta ideal para o seu ambiente é importante para que tenha melhor rendimento e segurança. Sua bike pode ser preparada para asfalto ou terra ou mista.

Entenda melhor seus modelos:

Lazer

Está bicicleta geralmente indicada para passeio, tem sua posição de pilotagem confortável e indicada para uso casual urbano. Prós: baixo custo. Contras: fragilidade nas peças, já que foi desenvolvida apenas para diversão.

Montain

Projetada e indicada para suportar terreno hostil e peso em pequenas quedas (trilhas), muito usada em longos trajetos por ciclistas profissionais e amadores. Prós: sua grande versatilidade em qualquer ambiente. Contras: são seus pneus cravos dificultam alcançar alta velocidade no asfalto.

Speed:

As preferidas dos velocistas onde podem ser alcançados em média seus 110 km/h em decidas e seus 85 Km/h e retas. Indicadas para uso esportivo e para ciclistas com habilidade. Prós: leveza e velocidade adquirida. Contras: alto custo e fragilidade em asfalto ruim, não sendo viável pedalar em terra.

BMX ou Street:

Muito usada por crianças por ser baixa, mas também por praticantes de Freestyle urbano (fazer manobras para transpor obstáculos com agilidade e rapidez). Prós: boa opção para primeira bicicleta de uma criança e agilidade para manobras. Contras: Não indicada para longas distâncias.

Downhill

Bike voltada para o Downhill, esporte radical onde decidas e saltos arriscados fazem parte de sua rotina. Indicada apenas para amantes do esporte . Prós: Grande absorção dos impactos com suas suspensões preparadas. Contras: Pesadas e custo alto.

Dobráveis:

Bicicleta de uso urbano bem confortável e ágil nos grandes centros. Indicada para trajetos onde necessitam usar metros, carros e ônibus, já que podem ser dobradas e transportadas com facilidade. Prós: São vendidas geralmente com bolsas para transporte. Contras: Alto custo.

Montando sua bicicleta

Agora que você já sabe seu estilo de pedal. Vamos as medidas exatas para melhor desempenho e conforto…

Infelizmente o no mercado das bikes pagar mais caro resulta em melhor material, é importante que tire suas duvidas com seu mecânico para seu melhor custo benefício.

Quadro é medido em polegadas confira na tabela ao lado o tamanho ideal para você.

Grupo é formado por câmbio dianteiro e traseiro, passadores de marcha, cassetes, rolamento central, pé divela, cubos e freios. Geralmente todos de uma única marca e modelo para melhor desempenho entre as partes.

(recomendasse para iniciantes ou uso leve grupo Altus Shimano 21/24v com freio V-brake. E para uso pesado grupo Acera ou Alívio Shimano 24/27v com freio a disco hidráulico)

Suspensão tem o objetivo deixa seu trajeto mais suave, mas sua desvantagem é aumentar o peso da bicicleta. Para estilos BMX, Dobráveis e Speed não é necessário o seu uso. Para uso leve como de lazer se necessário use uma suspensão simples com curso de 60mm. Montain geralmente exige suspensão de ótima qualidade geralmente com um curso de 80mm.

Regulagem e dicas

Falta pouco… Você já sabe como e onde quer pedalar, já sabe as medidas exatas dessa bike, agora só falta regular e aprender algumas dicas…

Regulagem do acento pode ser feita de duas maneiras, a mais simples é um dos pés no pedal deixando sua perna quase esticada. Outra recomendada para quem já tem habilidade a pedalar é medir a altura do cavalo e ajustar conforme mostra a figura abaixo. Altura correta resulta num melhor aproveitamento e evitando o desgaste dos joelhos.

Mantenha sempre o ritmo. Procure fazer uma volta completa com os dois pés a cada 1 segundo, descendo e subindo sua marcha conforme for preciso. Não use força, use velocidade para

maior maior rendimento em longas distâncias.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page