Exercícios para pacientes com osteoporose



Exercícios físicos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, contudo muitos pacientes com osteoporose ficam na dúvida de quais são as atividades mais adequadas para seu quadro.

A prática de exercícios em pacientes que possuem osteoporose, ajuda a aumentar a força muscular, alivia a dor e melhora o equilíbrio, postura e bem estar. Todavia, se o paciente estiver com osteoporose grave, ou peso em excesso, pode ser preferível que ele não desempenhe nenhum exercício com impacto até que os ossos estejam mais fortes. Nesses casos, a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os ossos.

Alguns exercício que auxiliam os pacientes são:

  • Caminhada: ajuda a aumentar a densidade óssea, melhora o equilíbrio e coordenação motora, diminui o risco de quedas e fraturas;

  • Dança: auxilia no retardamento da perda mineral óssea e melhora a circulação sanguínea;

  • Musculação: a tensão muscular que a musculação proporciona, ajuda a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos.

Em contrapartida, os exercícios que expõem o paciente a lesões e que devem ser realizado com cuidados e orientação especializada são:

  • Alto impacto: correr e saltar, por exemplo, podem resultar em fraturas;

  • Flexão e torção: abdominais, tênis, boliche, ioga ou alongamentos, podem ocasionar fraturas por conta da compressão da coluna.

Médicos e pacientes devem ficar atentos aos sinais de inflamações ou dores durante, ou que, até mesmo, perdure por mais de 24h após a prática de determinado exercício. Nesses casos, as atividades deverão ser suspensas, até que o médico tenha um diagnóstico correto da causa e saiba melhor forma de tratá-la. Consulte um especialista, ele poderá sanar suas dúvidas e orientá-lo até atividade física mais adequada para o seu quadro.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico