top of page

Lesões dos Ligamentos do Joelho


Os ligamentos do joelho possuem função de estabilidade a esta articulação, assim, quando um dos ligamentos estão rompidos ou comprometidos, o joelho fica instável e doloroso.

Na maioria das vezes, uma lesão ligamentar é provocada por um grave traumatismo ou entorse da articulação. O tratamento depende não só do tipo e da localização da lesão mas também principalmente se ela provoca instabilidade sintomática para o paciente.

Ligamento colateral medial ou lateral

O tratamento das lesões isoladas dos ligamentos colaterais medial ou lateral podem ser realizados com fisioterapia, repouso da articulação e raramente requerem cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico e pode incluir o uso de aparelhos e exercícios prescritos pelo fisioterapeuta. As rupturas combinadas dos ligamentos colaterais a outros ligamentos do joelho podem exigir procedimentos cirúrgicos, já que geralmente são bastante sintomáticas.

Ligamento cruzado anterior ou posterior

O tratamento para lesões nos ligamentos cruzado anterior ou posterior pode incluir sessões de fisioterapia ou, em alguns casos, a cirurgia para reconstrução ligamentar, sendo esta indicada particularmente quando o joelho está com muita instabilidade ou o paciente é atleta. A ruptura do LCA geralmente é muito mais sintomática do que a ruptura do LCP, pois este último apresenta um maior potencial de cicatrização quando comparado ao LCA.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page