Artroplastia do quadril (prótese do quadril)

Prótese – ou artroplastia – do quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético.

 

O termo artroplastia é o mais correto, pois refere-se ao procedimento cirúrgico em si.

 

A indicação mais comum para este procedimento é a coxartrose (artrose, ou "desgaste" da cartilagem do quadril), que ocorre quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado. Esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida. Também é possível usar próteses de quadril no tratamento de algumas fraturas selecionadas do colo femoral.

 

A artroplastia do quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna e tem evoluído continuamente nos últimos anos, com avanços tanto dos materiais quanto das técnicas cirúrgicas.

 

Sempre que possível o período de hospitalização é curto e a recuperação é acelerada. O paciente começa seu protocolo de reabilitação junto à equipe de fisioterapia já no dia seguinte à cirurgia, andando com auxílio de andador ou muletas.

 

O risco de complicações atualmente é considerado baixo. Embora seja uma cirurgia segura na maior parte dos casos, é importante ressaltar que trata-se de um procedimento de grande porte com riscos envolvidos – como em qualquer outra cirurgia – e também com riscos específicos.

 

 

 

 

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico