Condropatias (lesões da cartilagem da Patela)

Fortes pontadas nos joelhos ao dirigir, subir e descer escadasou ao agachar para pegar objetos. Os desagradáveis sintomas são comuns para boa parcela da população. Condromalácia patelar, síndrome da dor patelofemoral ou síndrome da dor anterior do joelho são muitos os nomes dados à condropatia, lesão confundida muitas vezes com a inflamação do tendão (tendinopatias). Provocada pelo desgaste da cartilagem da patela, o osso mais saliente do joelho em contato com a do fêmur, a doença é bastante comum no sexo feminino e em corredores.

Existem vários fatores que devem ser levados em conta. Um deles é a fraqueza da musculatura dos glúteos, que faz com que a pelve fique caída e sobrecarregue os joelhos provocando um valgo dinâmico durante a marcha.

Além da causa genética, uma das razões para o aparecimento da condropatia é o uso inadequado de aparelhos de ginástica, como o leg press, que exigem força excessiva aplicada na patela. Se o joelho estiver com alguma lesão, as dores aparecerão.

Descrita como uma ardência ou pontada ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, a doença pode provocar também crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. Se descoberta ainda em grau inicial, é possível o alívio completo da dor com tratamento através de exercícios, fisioterapia, medicações e infiltrações, sendo que a cirurgia raramente é necessária se o diagnóstico e tratamento forem bem realizados.

Recomendações

• Evite exercícios que provoquem dor e sobrecarga nos joelhos;

• Quando possível, evite subir e descer escadas;

• Garanta lugar suficiente para a perna no carro ou no seu lugar de trabalho, evitando manter o joelho flexionado mais de 90 graus por muito tempo;

• Mantenha boa postura e evite cruzar as pernas por longos períodos;

• Não sente sobre as pernas com o joelho em hiperflexão;

• Quando estiver deitado, não deixe o peso do corpo pressionar ou mover a patela, usando um travesseiro para manter os joelhos levemente separados.