Tendinites e Tendinopatias

Mais conhecida como tendinite, a tendinopatia é o nome que se dápara as lesões que afetam os tendões e as estruturas responsáveis para gerar força entre os músculos e os ossos.

A tendinopatia acontece quando há um processo inflamatório que resulta em micro rompimentos do tecido tendíneo, manifestando-se com dores e desconforto. Com o passar do tempo, esse inflamação pode se tornar crônica podendo levar à ruptura total ou parcial do tendão e, por esse motivo, o paciente passa a sofrer limitações para realizar movimentos pela doença.

Pode acometer qualquer região do corpo, porém as grandes articulações como ombro, cotovelo, joelho e tornozelo são as mais frequentemente afetadas.

Os sintomas da doença variam de acordo com a localização e a intensidade da inflamação, mas na maioria dos casos o sintoma principal é a dor que pode apresentar alívio após aplicação de calor ou frio e massagem no local. Outro sintoma frequente é a perda de força e desconforto na região afetada, geralmente quando afeta os ombros, punhos e mãos.

A doença tem cura, mas para isso é importante o diagnóstico precoce e tratamento correto.

Para confirmar a doença o paciente precisa procurar um ortopedista, que irá avaliar o histórico clínico e os sintomas, além de uma investigação mais precisa com exames de imagem, que podem mostrar claramente as condições da região afetada.

Após a confirmação do problema, o médico irá orientar a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

Geralmente são utilizadas medicações, repouso das articulações envolvidas, crioterapia (bolsa de gelo), modificação de hábitos como a realização de movimentos repetitivos, além de atividades físicas que fortalecem a região afetada e fisioterapia.