Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior 

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos ligamentos nocentro do joelho, que pode romper-se quando ocorre um entorse articular, como em um trauma no futebol. A reconstrução do LCA é realizada utilizando uma combinação de cirurgia aberta e artroscópica.

 

O primeiro passo do procedimento é a retirada de enxertos de tendões que serão transplantados na mesma localização anatômica do LCA rompido. Atualmente os tendões flexores do joelho e o patelar são as principais opções.

 

No próximo passo é realizada uma videoartroscopia do joelho para reparo de problemas adicionais no joelho, como um rupturas de menisco ou lesões na cartilagem articular (condropatias).

 

Em seguida o novo LCA (enxerto) é trazido por túneis intra-ósseos na tíbia e fêmur, onde são fixados com diversas opções de dispositivos e implantes que serão escolhidos de acordo com a preferência e experiência do cirurgião.

 

No pós-operatório recente é necessário repouso da articulação por 7-14 dias com auxílio de muletas e descarga leve de peso no membro inferior operado. A fisioterapia é focada primeiramente no ganho de movimentação e diminuição da dor e edema no joelho, sendo iniciada conforme a tolerância do paciente.

 

Os três primeiros meses são fundamentais para readquirir equilíbrio corporal, mobilidade da articulação e ganho gradual da força. Num segundo momento, a hipertrofia muscular é desejada até aproximadamente completado o sexto mês de pós-operatório quando, então, a cicatrização, ou ligamentização, do enxerto torna-se completa com o estágio final desse processo caracterizado pela transformação (metaplasia) do antigo tendão em um novo ligamento cruzado anterior. A partir daí, o atleta estará em condições de retorno às suas atividades esportivas.

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico