Lesões dos Ligamentos do Joelho

Os ligamentos do joelho possuem função de estabilidade a esta articulação, assim, quando um dos ligamentos estão rompidos ou comprometidos, o joelho fica instável e doloroso.

 

Na maioria das vezes, uma lesão ligamentar é provocada por um grave traumatismo ou entorse da articulação. O tratamento depende não só do tipo e da localização da lesão mas também principalmente se ela provoca instabilidade sintomática para o paciente.

 

Ligamento colateral medial ou lateral

 

O tratamento das lesões isoladas dos ligamentos colaterais medial ou lateral podem ser realizados com fisioterapia, repouso da articulação e raramente requerem cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico e pode incluir o uso de aparelhos e exercícios prescritos pelo fisioterapeuta. As rupturas combinadas dos ligamentos colaterais a outros ligamentos do joelho podem exigir procedimentos cirúrgicos, já que geralmente são bastante sintomáticas.

 

Ligamento cruzado anterior ou posterior

 

O tratamento para lesões nos ligamentos cruzado anterior ouposterior pode incluir sessões de fisioterapia ou, em alguns casos, a cirurgia para reconstrução ligamentar, sendo esta indicada particularmente quando o joelho está com muita instabilidade ou o paciente é atleta. A ruptura do LCA geralmente é muito mais sintomática do que a ruptura do LCP, pois este último apresenta um maior potencial de cicatrização quando comparado ao LCA.

 

Sinais de melhora ou piora

 

OOs sinais de melhora incluem diminuição da dor, do inchaço e o retorno da capacidade de caminhar e de movimentar-se sem dor ou instabilidade na articulação, enquanto que os sinais de piora são exatamente o contrário.

 

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico