Viscossuplementação (infiltração do joelho)

A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, diminuir o atrito da articulação e amortecer a carga que passa no joelho. Quando a articulação do joelho apresenta um processo degenerativo como a artrose, este líquido sinovial sofre modificações e perde as funções originais citadas acima, levando a um maior desgaste da cartilagem e piora dos sintomas.

 

A viscossuplementação ou infiltração com ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade deste complexo proteico “perdido" e restaurar a função do líquido sinovial normal.

 

Indicação

 

De acordo com um estudo internacional (Wang et al. 2004), ainfiltração intra-articular de ácido hialurônico e seus derivados é indicada para pacientes com artrose inicial associada à dor, apresentando menor eficácia nos pacientes com estágio avançado da doença.

 

Contraindicação

 

A viscossuplementação é contraindicada em pessoas com hipersensibilidade conhecida a produtos derivados de hialuronato, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes pediátricos, pacientes com bacteremia ou infecção.

 

A infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado.

 

É importante determinar a causa da artrose antes de indicar a viscossuplementação. Diversas doenças podem estar associada a artrose e o tratamento dessas doenças de base melhoram muito os sintomas e muitas vezes a viscossuplementação não é necessária. No entanto, não recomendamos o uso da viscossuplementação como medida isolada do tratamento da artrose. A viscossuplementação deve sempre ser orientada e acompanhada pelo médico, o qual deverá orientar conjuntamente fisioterapia, hidroginástica e dietas no controle dos sintomas da artrose.

 

 

 

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico