Artroplastia total do Joelho (prótese do joelho)

O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga docorpo humano durante a marcha, ele é composto por três ossos, fêmur, tíbia e patela, e faz movimentos de rotação e rolamento, e sofre movimentos de compressão.

 

A prótese do joelho, chamada de artroplastia do joelho, é realizada quando o paciente com desgaste da cartilagem (artrose) tem muita dor e dificuldade na marcha, além disto quando todos os métodos de tratamento clinico não surtiram efeito.

 

Uma vez diagnosticada a gonartrose, o tratamento inicial deve ser conservador, com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e exercícios tanto de alongamento quanto de fortalecimento muscular. O uso de protetores da cartilagem, chamados de condroprotetores, também auxiliam no tratamento ajudando no retardo deste desgaste, fazendo com que diminua a velocidade do degeneração articular. Os casos onde a dor é muito intensa e a diminuição da qualidade de vida acontece, em geral é indicado tratamento cirúrgico para a correção da artrose. O tratamento de escolha atualmente é a indicação de uma prótese total do joelho, procedimento que é chamado de artroplastia total do joelho.

 

A cirurgia consiste em trocar a cartilagem danificada por um material artificial composto principalmente por crômio, cobalto e titânio, e interpostos por uma substância dura e plástica de polietileno. Esses componentes protéticos são cimentados no osso previamente preparado, melhorando sensivelmente a qualidade de vida destes pacientes, onde conseguem deambular muito próximo do normal e sem dor, em alguns casos, podendo até fazer alguns esportes de baixo impacto. Em geral estes componentes protéticos costumam durar em média 15 anos, devendo ser trocados no momento em que acontece o desgaste ou a soltura dos componentes. Por isso, o melhor momento para realizar a artroplastia total do joelho é na terceira idade, quando as necessidades de atividades físicas e, consequentemente, a sobrecarga e proporção de desgaste do material da prótese, são menores.

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico