Mosaicoplastia (transplante autolólogo de condrócitos - transplante de cartilagem)

As lesões da cartilagem nas articulações podem serdecorrentes de traumatismos, sobrecarga, luxações, alterações anatômicas ou desequilíbrios musculares. O tratamento inicial das lesões de cartilagem, ou tratamento conservador, na maioria dos casos, tenta reequilibrar as forças musculares que agem na articulação comprometida. Geralmente o tratamento é iniciado com fisioterapia e depois progredido para exercícios de fortalecimento em academia.

 

Quando o tratamento conservador não estabelece a melhora dos sintomas do paciente, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico da lesão condral através de abrasão, drilling ou microfraturas realizadas por videoartroscopia

 

.Atualmente, uma opção no tratamento cirúrgico é a mosaicoplastia, ou também conhecida como transplante osteocondral autólogo (do inglês OATS) que consiste na retirada de cilindros osteocondrais de 15 mm de profundidade da região da tróclea ou intercôndilo (regiões do joelho que não apresentam descarga de peso), sendo transplantadas para o local da lesão cartilaginosa. É uma boa opção de técnica cirúrgica onde conseguimos o preenchimento da lesão com cartilagem hialina, porém não podem ser utilizadas em lesões grandes, com sua melhor indicação em lesões entre 1 a 4 cm².

Desenvolvido por Proxymed - Gestão e Marketing Médico