top of page

Artroscopia



A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite olhar para o interior de uma articulação em seu corpo usando um equipamento chamado "artroscópio". Este equipamento é uma haste do tamanho aproximado de um canudo com uma câmera na ponta. A artroscopia permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas. Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar, quanto para realizar o reparo de um problema articular. A artroscopia é mais comumente realizada no joelho e ombro. Também pode ser feita no quadril, tornozelo, cotovelo e punho.


Durante a artroscopia, o artroscópio é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele chamado de portal. O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma câmara de vídeo em sua ponta. As imagens geradas da câmera são vistas em um monitor de vídeo. Os outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na articulação por meio de novos portais. O procedimento é todo realizado com o cirurgião olhando para o monitor.


Ao contrário das cirurgias abertas, em que é necessário fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite um tempo de recuperação mais rápido.

A artroscopia é usada principalmente como método cirúrgico para reparar lesões intra-articulares. Dentre as indicações mais comuns estão os tratamentos:

  • Para as lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho;

  • Para reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro;

  • Para lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo;

  • Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

A artroscopia também, embora mais raramente, pode ser utilizada como método diagnóstico, uma vez que a articulação pode ser "explorada" por meio do uso do artroscópio na tentativa de se localizar uma lesão que não completamente elucidada ou que não foi diagnosticada após o exame físico e outros métodos diagnósticos como raios X, tomografia e ressonância magnética.

A artroscopia pode ser feita em regime de Hospital-Dia, sem a necessidade de pernoitar no hospital, mas também pode necessitar de internação. Tudo depende da articulação que será operada, da anestesia que será usada e do procedimento que será realizado. A duração da artroscopia depende da articulação e do procedimento que é realizado, a cirurgia pode demorar 15 minutos, como também pode levar mais de uma hora.


Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page